sexta-feira, 26 de julho de 2013

Planejando como estimular o desenvolvimento

Olá, queridos amigos! 
 Quero mostrar a vocês como fazemos o planejamento de pontos  a serem alcançados no desenvolvimento da Duda. 
 Os professores acompanham o comportamento das crianças atentamente, anotando quais são os pontos que precisam ser trabalhados e nos dando dicas de como fazer a continuação desse trabalho em casa. 
 É importante dizer que se não houver a participação da família, fica muito mais difícil. 
  Recebemos um documento que relata como foi o comportamento da criança dentro de um período, detalhadamente. Baseadas  nesse documento, as professoras marcam uma reunião para "Planejamento de Educação Individual". 
 Nos mostram quais foram as evoluções e onde acham que pode ser melhorado. Nos perguntam também se notamos essas diferenças e se temos pedidos a fazer, como em que ponto gostaríamos que a criança melhorasse. 
 Na última reunião que tive, pedi que ela tentasse convencer Duda a experimentar os alimentos. Ela era muito seletiva. Normalmente não comia nada que não tivesse acostumada, ou que tivesse um formato diferente do de costume.  
 Eu disse também que gostaria que Duda só tirasse a calça pra fazer xixi quando estivesse dentro do banheiro, ou que ao menos me avisasse com algum gesto quando fosse fazer xixi. Ela tirava a calça em qualquer lugar, pra depois procurar o banheiro. 
 Essa reunião foi referente aos meses de Abril e Maio. 
 Hoje em dia, Duda avisa quando quer ir ao banheiro falando "xixi", e não tira a calça em qualquer lugar. Meta alcançada. ✔
 Duda também não dá trabalho pra comer. Aceita ao menos experimentar quando não conhece. Obedece quando mandamos ela comer algo. Meta alcançada. ✔
 As professoras sempre falam que temos que insistir, mesmo que isso pareça sacrifício. Como exemplo, mostrar que ela só vai comer a sobremesa se comer ao menos 1 colher da salada. Ceder um pouco se for necessário, mas não deixar passar errado. 
 Fiz o mesmo em casa, e faço isso até hoje. Se ela não come, não tem sobremesa. E acreditem, ela come de tudo. 
 Estamos moldando o comportamento dela aos poucos, e ver o desenvolvimento é muito gratificante. 
 Ver como as professoras se preocupam com ela, o carinho que ela recebe de todas as pessoas que trabalham ali, não tem dinheiro nesse mundo que pague. 
 A prova disso é ver a alegria da Duda quando chega na escola. Nas vezes que eu a acompanho, chegando lá ela larga da minha mão e corre pro lado das professoras ou pra Leandra (tradutora). Sábados e domingos eu tenho que esconder a bolsa que ela usa pra ir à escola. Se ela vê a bolsa, aponta e faz gesto pra eu pegar que ela quer sair. É ou não é muito amor? 
 Nossa próxima reunião de planejamento será dia 31 desse mês, e, pra variar, eu já estou ansiosa! ^__^ 
 Recebi o documento e tirei foto de uma parte, pra vocês terem uma idéia de como funciona. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário